quarta-feira, maio 10, 2006

Tecnologias...quem vive sem hoje em dia?











Tudo começou quando hoje esqueci meu celular em casa...
Como algumas pessoas dizem:"Sem celular, me sinto sem roupa!" E é assim mesmo, liguei pra minha mãe, pro Tex, tudo para avisar que estou sem o bendito telefone. Ah, mas tem o telefone da minha mesa. Mesmo assim a gente não se contenta.


Lembra nos tempos de escola quando tínhamos que fazer um trabalho? Era preciso ir a biblioteca, ficar horas e horas procurando, e muitas vezes a biblioteca não tinha copiadora! Copiava-se um rascunho a mão e depois passava pra folha de almaço.
Colar figuras? Era luxo se achava. Não podia recortar figuras do Larousse ou da Barsa, tinha que tentar desenhar tudo a mão (com papel de seda ou papel-manteiga por baixo).
Capas de trabalho eram feitas ou com folha de almaço ou com papel canson (aqueles mais durinhos, sabe?). E tuuudo feito a mão.
Se vc tinha uma curiosidade, perguntava primeiro para os pais (tios, avós) e depois ia procurar que nem um maluco no dicionário ou pra quem tinha, na enciclopédia. A informação era aquilo e não tinha como saber mais. Era gostoso mas era bem mais do que hoje.
Hoje em dia eu vejo meu irmão fazendo trabalho: os professores pedem pra imprimir tudo, à mão nem pensar! Quer achar tudo, artigos, TCC's, dissertações de mestrado, notícias, imagens? Vai no Google. Quer debater sobre um assunto, falar besteira ou até achar gente da mesma profissão que a nossa? Vai no Orkut.
É tudo tão mais fácil, mas prático. Porém a captação da informação que eles procuram é muito menor do que a nossa naquela época. As crianças acompanham o passo rápido da globalização mas acabam esquecendo onde pisaram. Elas estão mais relapsas, absorvendo menos informação útil e muito mais informação inútil.
A internet ajuda (e muito!) mas tem muita gente fazendo mau uso dela.

As escolas e os pais deviam se preocupar mais com isso ao invés de querer sociabilizar os filhos. A decoreba era um saco mas é decorando, muitas vezes, que se aprende. Eu estou muito revoltada com a educação e a cabeça dos pedagogos e professores desse país. Estou falando de escolas particulares porque as municipais e estaduais não são dignas de novos comentários.
As provas tem notas picadas (provinha valendo 2,3,2...até completar 10). E detalhe: As provas não são mais chamadas de provas, são atividades e notas vermelhas no boletim não há mais (3 e 4, por exemplo, são pintadas de azul!!). Tudo isso para não constranger o aluno!
Será que o mundo todo vai passar a mão na nossa cabeça pra sempre?
Se vc não for selecionado em uma entrevista de emprego ou for demitido, vão te consolar, dar colinho, chamar de coitadinho e escrever com letra bonita e colorida na sua carteira profissional?

A vida não é assim. A concorrência lá fora é grande e a grande maioria não está preparando os futuros profissionais para isso. Aonde vamos parar?

|